sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Prima do Chico Buarque...


Manhã em Copa.


Aguardo o sinal abrir para atravessar com minhas sacolas de mercado, quando ouço a voz feminina atrás de mim:

- “Deixe o coração falar” é uma peça de teatro?

Olho para a mulher, de no máximo cinqüenta anos, aguardando minha resposta com interesse. Rapidamente começo a procurar no alto alguma faixa onde ela possa ter lido o título, olho para o vidro traseiro do ônibus na minha frente, e ela percebendo-me atordoado revela:

- Está escrito na sua camiseta.

Lembro então que estou usando uma camiseta do filme “Os Desafinados” de Walter Lima Júnior, a frase citada está nas costas. Não ia achar nunca.

- Ah, não... é um filme! Na verdade chama-se “Os Desafinados” .– respondo.

- Do Walter Salles?

- Não, do Walter Lima Júnior.

- Ah... vou procurar o Walter Salles. Meu avô sentou muito com o pai dele no chão, quando trabalhavam no banco...

- ?

- Eu vou procurar sim, pedir patrocínio. Vou mesmo. Sou prima do Chico Buarque, mas nunca pedi nada, que eu não gosto de ficar pedindo. Mas agora vou pedir sim...

- ?

- Ah, já fui falar com a Marieta Severo, com aquela louca da Andréa Beltrão, vou procurar o Walter Salles também, ele vai ter que me ajudar. Vou pedir pra todo mundo me ajudar, eu escrevo, vou me meter com essa gente de teatro, escrevo desde os dezoito anos.

- Legal... Você....

- Cansei sabe? Dei mole. Você é ator?

- Sim, sou, mas faz um tempo que eu deixei de atuar.

- Ah, mas eu lembro de você. Já vi alguma coisa sua! Você é do Sul né?

Legal! Estou sendo reconhecido na rua! Por alguém que nunca me viu...


- São Paulo. Talvez você esteja me confundindo porque...

- Ah São Paulo! Fala cantado, pensei que era de Santa Catarina... Eu estou acostumada a mandar Sedex pro Sul, conheço o sotaque.

Nesse ponto me questiono (em silêncio como pode-se supor) sobre o que o fato de mandar Sedex para algum lugar auxilia a identificar o sotaque. Vou viver cem anos e descobrir que não sei nada da vida...

- Conheço também o sotaque de Maceió que é a terra da minha mãe...

Então o Chico Buarque tem uma tia alagoana! Acho que deve ter isso em alguma música... não... se não me engano ele falava que o avô era pernambucano. Que seja...

- Ah, todo mundo vai ter que me ajudar. Escrevo desde os dezoito anos. Fui boba. Fui fazer Direito, agora meus clientes todos morreram.

- ?

- Eu não tenho mais clientes. Tudo marginal menor de idade, malandro que morre com 21 anos... não tem mais nenhum vivo.

Sei que devia ter pensado isso nas primeiras frases dela... mas nunca é tarde: esse papo tá meio estranho.

- Bom, eu atravesso aqui. Boa sorte com suas peças...

- Ah, obrigada! A gente ainda vai se falar muito.

Sinceramente? Espero que não.




SET LIST
Isso aqui tá muito bom - Chico Buarque e Dominguinhos
Heal the pain - George Michael
Come anytime - Hodoo Gurus
I Santo California - Tornero
Jack Johnson - Middle Man
Joan Jett - I love rock and roll

2 comentários:

estouporai disse...

Vou mandar sedex pro Canadá no mínimo três vezes por semana. Preciso aprender inglês urgentemente!
rsrs!

abs,
Collier

Unknown disse...

hhahahahahaha...cada coisa que aparece...